Etiquetas

Fantoche_PulcinellaEnquanto não tenho oportunidade de ler o livro de Toni Rumbau, Rotas de Polichinelo, fui tentar saber quem é Polichinelo.

E aqui li que Pulcinella (em italiano), também conhecido em Inglês como Punch ou Punchinello, em Francês como Polichinelle e, pelos vistos em Português, como Polichinelo é uma personagem clássica que teve origem na Comédia dell’arte (forma de teatro popular improvisado) no século XVII e que se tornou central no teatro de fantoches Napolitano.

Polichinelo encontra-se sempre vestido de branco com uma máscara negra e destaca-se devido à sua voz peculiar, aguda e vibrante, que é produzida com a ajuda de um instrumento chamado swazzle. Normalmente esta personagem apresenta-se sempre com macarrão e uma colher de pau e, tradicionalmente tinha um temperamento maléfico, perverso e “snob”. O seu principal mecanismo de defesa era fazer-se de distraído e inocente para tentar saber tudo o que se passava em seu redor.

Imediatamente percebem-se as semelhanças entre Polichinelo e o nosso conhecido D. Roberto e de fato foram desenvolvidas várias variantes de Polichinelo por toda a Europa. Na Alemanha surgiu o fantoche Kasper, Na Holanda Jan Klaassen, na Dinamarca Mester Jakel, Na Rússia Petrushka, na Roménia Vasilache, na Húngria Vitéz László, em França Polichinelle ou Guignol, em Inglaterra Mister Punch, e, muito provavelmente em Espanha Dom Cristóbal, ou Títella em Barcelona e em Portugal Dom Roberto. O que é realmente curioso é que todos estes familiares de Polichinelo tenham em comum esta personalidade irreverente, como que servindo uma necessidade universal de exprimir uma certa rebeldia reprimida.

Fonte da imagem:

http://barrigaverde.eu/visitantes-ilustres-para-de-feira-en-feira/